Institucional

Desde o dia 20 de dezembro, o setor de medicina nuclear, foi inaugurado no 2º andar, do hospital. O setor incorporado ao Serviço de Radiologia começou a funcionar a partir do início deste ano 2012, com a capacidade inicial de produção de 25 exames semanais e 100 exames mensais, nas modalidades: óssea, renal, pulmonar e cardíaca. O responsável pelo setor, é o professor Cláudio Tinoco, professor do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A Medicina Nuclear é um procedimento que se utiliza de doses seguras de substâncias radioativas para criar imagens mais precisas sobre os órgãos, com agilidade e exatidão. A inauguração deste setor é de grande importância para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diversas doenças, como as cardiovasculares.

O espaço escolhido conta conta com modernos equipamentos, duas salas de exames com um aparelho de gama-câmara (cintilografia) e uma esteira ergométrica; sala de comando com computadores, e, outra, com equipamentos específicos para medição e armazenamento do material radioativo. Poucos sabem, mas o Serviço de Medicina Nuclear do HUAP é o único serviço público do gênero em se tratando da Rede SUS, na Região Metropolitana 2 e é imprescindível para o diagnóstico de cardiopatias complexas".

 

Aparelho de Ressonância Magnética