Sobre Projeto PET CT

PET, PETSCAN ou PET/CT: Tomografia por Emissão de Pósitrons (Positron Emission Tomography). Esta é uma metodologia da medicina nuclear que iniciou há aproximadamente 30 anos e que recentemente tem tido grande destaque por sua importância nas áreas de oncologia, neurologia e cardiologia. Seu princípio é o uso de um radiofármaco chamado FDG, ou fluoro-deoxi-glicose, marcado com o flúor-18 (FDG-18F), que é semelhante à glicose. Dessa forma, o FDG-18F é captado por células que têm grande consumo de glicose por ter maior atividade metabólica.

Um exame PET demonstra a função biológica do corpo antes que mudanças anatômicas ocorram, enquanto que o exame CT fornece informações sobre a anatomia do corpo como tamanho, formato e localização. Pela combinação destas duas tecnologias de exames, um exame PET-CT permite que médicos diagnostiquem e identifiquem com mais precisão o câncer, doenças do coração e desordens do cérebro.

Por uma questão técnica toda imagem PET necessita obrigatoriamente de um tipo de correção chamada “correção de atenuação”. Sem isso, as imagens perdem qualidade e não podem ser quantificadas (não pode ser feito o cálculo do “SUV”). Nos equipamentos PET/CT a correção de atenuação é feita a partir das imagens da CT (Tomografia Computadorizada). Além disso, dados adicionais importantes para o diagnóstico são fornecidos através da análise simultânea das imagens da PET e da CT .

O que é cíclotron?

O cíclotron é o equipamento capaz de produzir as substâncias radioativas (emissores de pósitrons) necessárias para se obterem as imagens funcionais com o PET.

Com o cíclotron é possível produzir substâncias como carbono-11, oxigênio-15 e flúor-18 e, com elas, produzir hormônios, neurotransmissores e carboidratos radiativos, entre outras substâncias.

O principal insumo do PET/CT é a FDG (flúor-deoxi-glicose), uma glicose radioativa marcada com flúor-18. O flúor-18 tem meia-vida de apenas 2 horas, não podendo ser estocado ou importado. Precisa ser produzido pelo cíclotron apenas algumas horas antes de ser usado.