Atendimento nutricional em Oncologia.

     O Serviço de Nutrição da Unidade de alta Complexidade em oncologia (UNACON) do Hospital Universitário Antonio Pedro oferece assistência nutricional aos pacientes oncológicos visando: adequação do estado nutricional, melhora do sistema imunológico e controle dos sintomas da quimioterapia.

 Os pacientes são acompanhados pela equipe em três momentos diferentes:

 1º) Na primeira consulta no ambulatório de oncologia, em que estes pacientes não realizaram nenhum tratamento oncológico específico, a equipe de nutrição visa prepara-los para iniciar o tratamento (quimioterapia e/ou radioterapia). Além disso, atuamos frente ao restabelecimento do estado nutricional dos pacientes pós cirúrgicos imediatos. Esses pacientes seguem o acompanhamento com agendamento de consultas.

 2º) Ao iniciar o tratamento oncológico específico, precisam de orientações para minimizar e controlar alguns efeitos colaterais presentes.

 3º) Atendidos ou encaminhados para os cuidados paliativos, abordagem focada no controle da dor, sintomas de evolução da doença e efeitos colaterais de medicamentos que impactam na qualidade de vida, sendo a proposta da nutrição promover o conforto do paciente.

      O acompanhamento dos pacientes segue um protocolo estabelecido: anamese nutricional detalhada; avaliação nutricional (Avaliação subjetiva Global do próprio paciente – ASG – PPP), identificação de risco nutricional, planejamento alimentar e suplementação nutricional, quando necessário.

 

Nutricionista responsável: Christiane Pereira.

Nutricionistas residentes: Beatriz Silva e Karine Fraga